Extranet
login senha
 
 
Pampa Gaúcho, 07 de Dezembro de 2019
Digite ACIMA o código de consumidor IMPRESSO na embalagem
 
  Apropampa Campanha Meridional Conselho Regulador Histórico Indicação/Procedência Regulamento de Produção Artigos Associados Links Noticias
 
 
 
A APROPAMPA é uma associação, sem fins lucrativos, cultural, social e de pesquisa, formada por produtores rurais, indústria frigorífica, varejo e outros agentes ligados a cadeia da bovinocultura de corte direta ou indiretamente, e que tem como o seu principal objetivo a preservação e proteção da indicação geográfica da carne, couro e seus derivados, da região “PAMPA GAÚCHO DA CAMPANHA MERIDIONAL”.
 
 
 
 
 
 
Campanha Meridional

Pampa Gaúcho da Campanha Meridional - Uma região única no mundo

A região do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional está situada no sul do Brasil, no Estado da Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguay. 

Região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por basicamnte por coxilhas (relevo plano, levemente ondulado) onde se situam os campos de produção pecuária e por várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A região sul do Brasil tem, na pecuária, uma tradição que teve início com a colonização do Brasil, onde os campos naturais ofereceram o suporte para o desenvolvimento desta atividade, em especial no RS.

São poucas regiões no mundo que apresentam uma diversidade de espécies campestres como as encontradas no “Pampa Gaúcho da Campanha Meridional”. Somente na família das gramíneas, este número chega a cerca de 400 espécies, enquanto para as leguminosas ultrapassa 200 espécies (Boldrini, 1997). Se associarmos a estas, outras famílias com exemplares campestres também numerosos como as compostas, ciperaceas e outras, teremos um número, em termos de biodiversidade, que ultrapassa o total de espécies vegetais encontradas nas florestas tropicais úmidas (Duncan et al, 1993).

Esta riqueza florística traz um fato pouco comum ao registrado no restante do mundo que é a associação de espécies C4, de crescimento estival, com espécies C3, de crescimento hibernal. A presença das espécies de inverno e a freqüência com que estas ocorrem está associada às condições de latitude, altitude, fertilidade do solo e, sobretudo ao manejo do pastoreio.

As pastagens naturais ainda representam a base da exploração pecuária no subtrópico brasileiro, somando 66% do total das áreas destinadas à pecuária. Esta participação é mais importante no RS (91%), especialmente na região do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional.
Os campos no RS ocupam uma área de aproximadamente 40% da área total do estado, tendo a sua maior área concentrada junto à fronteira da Argentina e Uruguai.

A área delimitada para esta indicação geográfica intitulada “Pampa gaúcho da Campanha Meridional” encontra-se dentro da área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil, um dos ecossistemas mais importantes do mundo, conforme Nabinger (1998). O mapa abaixo é fruto do último senso agropecuário do IBGE (2002):
Pampa Gaúcho da Campanha Meridional - Uma região única no mundoPampa Gaúcho da Campanha Meridional - Uma região única no mundoPampa Gaúcho da Campanha Meridional - Uma região única no mundoPampa Gaúcho da Campanha Meridional - Uma região única no mundo
 
 
 
Voltar
 
 
 
 
           
    Apropampa - Carne do Pampa
Av. Portugal, 495 Castro Alves Bagé / RS | CEP:96400-000
© 2009/2019 carnedopampagaucho.com.br - Todos os direitos reservados.